A principal diferença entre o valor venal e o valor real de um imóvel reside em sua finalidade e metodologia de cálculo:
- Valor Venal: sua definição seria a estimativa do preço de um imóvel realizada pelo Poder Público para fins fiscais, com o objetivo base para o cálculo de impostos como IPTU e ITBI, além de taxas e custas cartorárias. O cálculo é realizado pela prefeitura do município, utilizando critérios como: área do terreno e construção, localização, características do imóvel, parâmetros do mercado e atualização e Revisões periódicas, geralmente anuais, pela prefeitura.
- Valor Real de Mercado: valor pelo qual um imóvel pode ser vendido no mercado em uma transação real de compra e venda. seu objetivo ser uma referência para negociações entre comprador e vendedor. Cálculo pode ser Influenciado por diversos fatores, como: condições do mercado, oferta e demanda por imóveis similares na região. Características do imóvel como localização, tipo de construção, estado de conservação, metragem, diferenciais (piscina, garagem, etc.) e atualização que ocorre constantemente, acompanhando as dinâmicas do mercado.
Portanto o Valor Venal: Parâmetro fixo para fins fiscais, definido pelo poder público; Valor Real de Mercado: Valor dinâmico que acompanha as variações do mercado imobiliário.